Estratégia - O AGRO é o novo plástico


Parece que é feio usar canudo de plástico né? Assim como parece que está ficando feio ser produtor de alimentos... Dói só de pensar, correto?

O fato é que:

O AGRO É O NOVO PLÁSTICO!... 

Vou contar uma história para te explicar...

“Papai, você pode me ajudar na tarefa de hoje? É sobre o seu trabalho...” – Assim me chamou a Maria Carolina, minha filha mais velha,então com 8 anos, após jantarmos em uma segunda feira...

E lá fomos para o escritório de casa... meu relógio apontava 20:07.

Antes, faz sentido contextualizar que recentemente estivemos com o “Evolution”, nosso Grupo de Estratégia para fazendeiros, discutindo sobre seus negócios de hoje e sobre o que esperar daqui adiante. Nessa etapa, nos encontramos em Piracicaba, cidade do interior paulista que respira o agro todos os dias por conta da centenária Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a ESALQ.

Na manhã do último dia do encontro, levamos o Grupo para uma aula dentro da ESALQ, com o professor (e visionário) Weber Amaral e o tema era “Mundos em transições: das empresas familiares para o futuro do agro”.

E ele já de início nos provocou em um slide: “O AGRO É O NOVO PLÁSTICO”, nos questionando se nossos negócios estavam preparados para os novos cenários que surgem, e nos impactam cada vez mais rápido. Discorreu alertando para as ameaças que o futuro prepara para as famílias do agro no Brasil, e que vem junto com muitas inovações e oportunidades também.

 

TRATTO Consultoria

Foto tirada com o Grupo Evolution durante a visita ao Garage, Hub de Startups do agro (Piracicaba - SP).

O futuro do agronegócio brasileiro e da sua fazenda passa por este tipo de ambiente.

 

Fato é que a headline deste post ficará marcada... e basta uma busca simples no Google para encontrar milhares de manchetes devastadoras como:

 “Veneno invisível: brasileiro consome 7 litros de agrotóxicos por ano sem perceber e país lidera o uso”

 “Agricultura é responsável por 49% do desmatamento tropical”

“Pum de vacas polui mais que carros”

... E por aí vai!! Complicado o nosso lado né?? Mas não vou entrar no mérito hoje.

 

O que importa para o nosso contexto, e para sua atenção aqui é:

- Como você está se preparando para enfrentar este futuro que já é presente?

- Já pensou que suas ações de gestão de hoje estão diretamente relacionadas com a perpetuação ou a extinção do seu negócio para a próxima geração?

- Com quem você conversa sobre suas ideias e os riscos do seu negócio?

 

Bom... vou passar aqui 3 temas de impacto discutidos durante a imersão do Evolution, e quem sabe, podem te inspirar:

1 – Sua mente de empresário deve ser maior que a de fazendeiro

2 – Você provavelmente estará na mesma fazenda durante os próximos anos, mas a cada ano será uma fazenda diferente

3 – A melhoria da comunicação dentro do ambiente familiar é fator decisivo para seu projeto agro seguir com sucesso, ou o negócio pode acabar na sua gestão

 

Ah... e já ia me esquecendo de concluir a lição de casa da Maria Carolina. Era sobre desmatamento, e as escolas também estão difundindo o agro como o novo plástico...

Precisei ajudá-la a elencar alguns fatores que podem minimizar o desmatamento. Minhas dicas foram: plantar mais árvores, reciclar papel e incentivos aos produtores rurais para atuarem com mais tecnologia.

Encerramos às 20:32, e não pude deixar de contar a ela que os nossos alimentos, boa parte das roupas, sapatos e muitas outras coisas que nos ajudam no dia a dia, vieram a partir de áreas que um dia foram florestas, e que se alguém falar mal de um produtor rural na frente dela.... pode dar um chute na canela! ... na verdade só pensei sobre o chute... mas falei que ela deveria perguntar àquela pessoa quem produziu o leite, o café, o pão e as frutas do café da manhã.

Um abraço, e até a próxima!

 

PS1: O questionário de respostas da tarefa já vinha com o primeiro item preenchido e era: “Consumir menos” !!

PS2: Conheça nosso eBook sobre as oportunidades que existem ao agro brasileiro nos próximos anos. Clique aqui!

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: