Sucessão - Aprenda mais sobre Sucessão Familiar e sua importância nas famílias do agronegócio


A palavra SUCESSÃO já se tornou frequente nas rodas de discussão do agronegócio. Apesar de parecer um tema recente, o assunto é amplamente discutido nos ambientes corporativos dada sua relevância nas empresas que priorizam a continuidade operacional através das gerações.

No ambiente rural, a sucessão pode ser definida como o processo de transição da liderança no Grupo Familiar que possui patrimônio de terras e produz alimentos. Cabe ressaltar que, além de gradativa, em princípio deve ter o aval do patriarca, e o novo líder sucessor deve ter experiência e pleno conhecimento sobre a Família e o negócio.

As finalidades primárias de um processo sucessório são:

  • Permitir a continuidade e gestão da empresa ao longo do tempo;
  • Ajustes de interesses entre os membros, buscando o equilíbrio no ambiente familiar;
  • Promover a transparência e clareza nos processos de gestão do negócio familiar;
  • Buscar eficiência financeira e proteção do patrimônio, através da implantação de regras e controles que permitam um crescimento com sustentabilidade.

A implementação de um programa de sucessão deve ser realizada de forma calma e transparente, pois os laços familiares estão repletos de emoções, que devem ser devidamente canalizadas em cada uma das ETAPAS, que são: Reuniões familiares / Diagnóstico / Reestruturação societária / Implantação de práticas de governança.

Se quiser se aprofundar no assunto, baixe nossos livros sobre Sucessão e Conexões Familiares, clicando aqui!

 

 Por Daniel Pagotto.

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: