Gestão e Governança - Como Einstein pode te ajudar na sua fazenda? E por que isso pode fazer toda a diferença no seu futuro?


Em um de nossos conteúdos, postei um bate papo que fiz sobre um software (“Olho do Dono”) que estima o peso de bovinos sem a necessidade de utilizar uma balança e nem mesmo levar os animais ao curral.

Naquela época esse vídeo passou de 90 mil visualizações em poucos dias e viralizou também pelo WhatsApp por todo o Brasil. Nesse meio tempo, recebi a ligação de um amigo antigo, perplexo com o nível de tecnologia que o agro estava alcançando.

O fato, é que esse amigo tem uma fazenda que não possui controle de nada: não há gestão dos custos e nem das receitas, não mede produtividade e mesmo para saber sobre o volume correto de rebanho há necessidade de pedir informação aos vaqueiros.

 

A importância da inovação no agronegócio

Por outro lado, conversando em um dos meus grupos de discussão, com pessoas que trabalham arduamente com inovações em seus negócios, comentei sobre o software em questão e eles não ficaram surpresos quanto a essa nova tecnologia.

Por um momento isso me deixou confuso… Por que algumas pessoas ficaram tão surpresas e outras não?

 

A Teoria de Einstein e a sua Fazenda

Então passou à minha cabeça a lembrança da Teoria da Relatividade (aquela criada por Albert Einstein), aposto que você já ouviu falar!

Einstein publicou essa teoria em 1905 e afirmava que espaço e tempo são relativos e estão profundamente entrelaçados.

Vamos entender isso melhor:

Primeiro devemos enxergar o tempo como um lugar onde caminhamos. Por mais que esteja parado lendo esse artigo, você está em movimento… Ao menos na dimensão de tempo, afinal os minutos estão passando e você desloca pelo tempo como se estivesse em uma nave que vai para o futuro em ritmo constante.

Einstein também descobriu que o tempo pode ser diminuído ou acelerado, ou seja, ele pode passar mais rápido para uns e mais devagar para outros.

Talvez você ainda esteja se perguntando o que isso tem a ver com o agronegócio e com sua fazenda?

 

Tecnologia para fazendas, gestão estratégica, planejamento futuro, planejamento de finanças e networking são importantes

Bom… Para aqueles que estão investindo em tecnologia para suas fazendas, em uma gestão estratégica, planejamento futuro, finanças, família, cursos, conhecendo gente… O tempo tem passado devagar. Porque essas pessoas estão em movimento constante!

Agora para aquelas fazendas que fazem a mesma coisa há 20 anos, o tempo vai passar rápido e quando você menos esperar, terá que vender sua propriedade, porque ela já não dá mais lucro, ou porque a família não preparou a chegada das novas gerações.

Imagina uma empresa rural sem ter controle do fluxo de caixa, sem controle sobre sua produção de grãos ou o rebanho, sem planejamento futuro, sem sucessores… Nesse caso o futuro vai chegar rápido e possivelmente não será bom!

Pois bem, o que quero dizer é que para as propriedades que trabalham com inovação constante, qualquer tecnologia que apareça não é surpresa, pois já estão usando técnicas modernas nos seus sistemas de produção há algum tempo. As mudanças fazem parte do jogo, e já são esperadas.

De todo modo, para quem não caminha na velocidade que o negócio demanda hoje, qualquer nova ferramenta que surja no mercado parece coisa de outro mundo e as pessoas ficam abismadas com as novidades... E com medo do futuro!!

E você, em que velocidade quer andar?

 

3 dicas para a perpetuação do agronegócio 

Acredito que para a perpetuação de qualquer negócio agro alguns conceitos e processos vitais devam ser estabelecidos e alinhados.

Para já, vou elencar 3 dicas para você começar hoje mesmo a construir o futuro do seu negócio de modo prático e sustentável:

1. Estruture um modelo simples de governança com sua família: crie processos através de regras e controles que vão reger o negócio da família. Nesse modelo vocês se entenderão sobre a condução da fazenda hoje e também para o futuro;

2. Monte um modelo financeiro que seja prático: você deve criar uma ferramenta muito fácil para gerenciar melhor o controle do seu caixa e o perfil geral das finanças dentro da sua fazenda, podem ser em planilhas ou software. De todo modo, a essência aqui é que isso seja entendido por você e também por todos da família, mesmo aqueles que não estão no negócio;

3. Esteja sempre atualizado das inovações e conectado com pessoas que andam à frente do seu tempo: participe de encontros, grupos de discussão, visite projetos de sucesso e faça sempre novas amizades com pessoas que possuam sonhos e ideais semelhantes aos seus.

E caso queira se conectar com a nossa ajuda, só clicar abaixo para saber mais sobre um programa que vai te ajudar nessa jornada: Programas TRATTO de Estratégia para Líderes do Agro

 

Por Daniel Pagotto.

Rua Benedito Moreira Pinto 5-60 - Bauru - SP (14) 3879.8338
Todos os direitos reservados 2024
Acompanhe: